Placa Wireless Ralink RT3090 no CentOS 6.3

Se você é como eu, que tem uma placa Wireless Ralink RT3090, deve ter notado que no Ubuntu 12.04 ele reconhece fácil, logo de inicio. Já no CentOS 6.3, a história muda. Levei 3 dias em busca de solução para fazer funcionar minha placa. Segui uma dica no Viva o Linux, porem só me retornava um erro “medonho”. Toda vez que eu ia instalar estorava na tela erros de depedencia. Cheguei pedir um help aos amigos do Facebook sobre o erro – já que nunca tinha usado o CentOS, era minha primeira vez – porem mesmo assim não ia.

Chega de papo furado e vamos aos passos que fiz e consegui colocar minha Placa para funcionar (Estou usando ela nesse momento da postagem)
1– Peguei o VendorID dela, para isso usei dois comandos.

$ lspci
 00:16.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI SB7x0/SB8x0/SB9x0 USB EHCI Controller
 00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 10h Processor HyperTransport Configuration
 00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 10h Processor Address Map
 00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 10h Processor DRAM Controller
 00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 10h Processor Miscellaneous Control
 00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 10h Processor Link Control
 01:05.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI RS880M [Mobility Radeon HD 4200 Series]
 01:05.1 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI RS880 HDMI Audio [Radeon HD 4200 Series]
 02:00.0 Network controller: Ralink corp. RT3090 Wireless 802.11n 1T/1R PCIe
 03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)

Anotei esse 02:00 na frente da linha, pois o próximo comando eu iria precisar dele para filtrar o resultado.

2 – Para saber o vendoID é preciso usar o parametro -n no comando lspci. Usei o grep para filtrar o resultado.

$ lspci -n | grep 02:00
02:00.0 0280: 1814:3090

O VendorID da Placa é o 1814:3090

Com ele em mãos, vamos a Página do ElRepo e ver qual modulo (driver) esta associado a esse ID, e fazendo uma busca com o CTRl+F no Navegador, vi que o drive era o rt5390sta.ko (e não o rt3090sta como indica nos artigos que li, e até mesmo a nossa lógica de usar o modelo da placa nesse 3090).

Sabemos o Modulo, agora vamos preparar o sistema para o repositório do ElRepo (Faça como usuário root ou usando o sudo)

# rpm --import http://elrepo.org/RPM-GPG-KEY-elrepo.org
# rpm -Uvh http://elrepo.org/elrepo-release-6-4.el6.elrepo.noarch.rpm

Agora por fim, é só instalar o modulo com o comando:

# yum install kmod-rt5390sta

Reinicie o sistema e sua placa vai estar funcionando 🙂

Deixe um comentário dizendo se funcionou com você ou não. Eu uso um Notebook HP G42 e esta funcionando.

A Placa funcionando:

Ralink Rt3090 Funcionando
A Minha Rede traz o meu nome e da minha esposa. Thiago e Monica 🙂

Fontes:

Artigo no Viva o Linux de Edson: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Placas-Wireless-Ralink-Instalacao-de-Drivers-no-CentOS-6x

Site do ElRepo – http://elrepo.org/tiki/tiki-index.php

Lista de Suporte de DevicesID – http://elrepo.org/tiki/DeviceIDs

2 comentários em “Placa Wireless Ralink RT3090 no CentOS 6.3

  1. Obrigado Antonio.
    Confesso que o CentOS não é muito minha Praia, gosto mais de Ubuntu. Mas precisei revirar muito até encontrar essa solução.

    Abs

  2. Ótima dica Thiago funfou perfeito!
    estava no mesmo caso que o seu, rodei a net e revirei o VOL em busca desse driver pro CentOS, vlw pela dica e Viva o linux e viva a liberdade!

Deixe um comentário

