Instalando o Virtual Box no Windows 7

Olá AspiraNux

Como você não tem ainda muita experiencia com o Linux, e tem medo de perder arquivos durante uma instalação, que tal instalar uma VirtualBox no seu Windows e com isso poder dar seus primeiros passos sem medo de ser Feliz 🙂

Hoje vou ensinar a instalar o Oracle Virtual Box no seu Windows 7, com isso você pode criar uma máquina virtual e instalar o Linux a vontade sem medo de danificar nada, além do mais com a sua máquina virtual pode treinar diversos comandos, arriscar algumas modificações e tudo isso em um ambiente virtualizado sem perder nada, o que ajuda muito no aprendizado.

Não vou entrar em detalhes dizendo o que é um Virtual Box ou Máquina Virtual, já que na internet existe milhares de artigos sobre isso. A grosso modo, uma Máquina Virtual é um PC Virtual, com todas as placas e componentes que seu PC tem, só que Tudo virtual, inclusive o HD que ele usa, nada mais é que um Arquivo criado em HD, logo, mesmo que pegue vírus, danifique o sistema com configurações incorretas, não tem problema, basta apagar e criar uma Maquina virtual nova.

O Primeiro passo é baixar o Oracle Virtual Box mais recente, para esse tutorial estou usando a versão 4.1.18 que é a mais recente enquanto escrevo.

1) Vá no site da Oracle Virtual Box e baixe o arquivo de instalação em seu PC:
https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

2) Após o download, clique com o botão direito do mouse no arquivo baixado e escolha “executar como administrador”

3) Após isso, abrirá a janela de instalação do Virtual Box, clique me Next (Proximo)

4) A próxima tela mostra as informações sobre a Instalação, tal como o Local onde será instalado e os adicionais. Recomendo deixar como esta e clique me próximo.

5) Hora de escolher onde terá icones do prorama, ele ofere a opção de deixar um icone no desktop e outro na barra de inicialização rápida, eu não gosto dessa barra pois consome muita memória, por isso sempre deixo apenas no desktop.

6) Ao clicar em próximo, ele emite um aviso dizendo que sua conexão de rede pode cair por alguns momentos, isso ocorre pois ele precisa instalar os modulos de rede que serão usados em sua Maquina Virtual, e ele vai usar sua Placa real para fazer as conexões de rede. Para que a rede funcione 100% em sua máquina virtual é preciso reiniciar sua placa REAL para aceitar nos Novos Módulos. Quando instalo o Virtual Box minha máquina, o máximo que fica sem rede é 5 Segundos… Coisa rápida demais, pode clicar em YES.

7) Tudo escolhido, ajustado, só clicar em Install.

Começa a cópia dos arquivos, todo esse processo em uma máquina com 4GB de RAM e processor dual Core de 2.2 Ghz leva menos de 2 Min.

8) Durante a instalação o Windows confirma a instalação de alguns Novos Drives, pode clicar em Instalar sem preocupações, irá surgir essa tela cerca de 5 VEZES, para que você não fique o tempo todo clicando em Instalar, recomendo marcar a caixinha que diz: “Sempre confiar em Software da Oracle Corporation” (Assim como esta na Imagem abaixo.)

9) Tudo Pronto e instalado, só clicar em FIM e seu Oracle Virtual machine esta instalado e pronto ao uso. clique em Finish.

10) Essa é a cara de seu Virtual Box..

Agora que já instalou o Virtual Box, falta criar sua máquina Virtual, ou seja será o computador Virtual que você vai instalar seu Linux. A Criação da Máquina virtual será feita em um próximo post.

Anúncios

Um comentário em “Instalando o Virtual Box no Windows 7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s